Após o sucesso de A Era do Gelo, o diretor Carlos Saldanha lança Rio. Uma nova animação que desta vez, conta a história de uma ararinha azul brasileira que não sabe voar. Seu nome é Blu. Blu foi levado ainda novinho para os Estados Unidos por um grupo de traficantes de aves e em uma curva sinistra cai do caminhão em uma pequena cidade gélida e é encontrado pela doce Linda.
Linda, cria o filhote de ararinha azul (uma espécie rara e em extinção) como gente: toma chocolate quente, escova o bico, sabe até ler. Linda cresce e tem uma livraria. Blu a acompanha todos os dias ao trabalho. Blu e Linda levam uma vida tranquila até que certo dia é encontrado por um biólogo carioca. Segundo o biólogo, Blu é o último macho da sua espécie e precisa ir para o Rio de Janeiro para cruzar com a última fêmea dando assim continuidade a espécie.
No entanto, Blu e Jade se conhecem e na noite de núpcias são capturados por outros traficantes e presos um ao outro por uma corrente com algemas interligadas. E em pleno carnaval carioca, eles precisam lutar por sua sobrevivência. As ararinhas se apaixonam e encantam-se um com o outro.
Rio é ótimo para ver com a família, com os amigos, com o namorado, ou aquele paquera e até sozinho. É um filme que proporciona grandes emoções e inúmeras gargalhadas. Eu já assisti e você?