Encontrei uma lista com os Top 10 Brinquedos dos anos 80 em alguns sites e resolvi postar e comentar os brinquedos que tive e que conheci na minha infância. Sinto falta de ir para a casa de uma amiga ou recebe-las em casa para brincar, quando não tínhamos responsabilidades, muito menos preocupações, quando tudo era blue. Quando eu fazia mobílias de barro na casa da Vovó, subia em árvores e chorava com os homens vestidos de mulher no carnaval.
Abaixo segue a minha lista de Top 10 com os brinquedos que eu já tive e os que brinquei durante a infância:
1. Boneca da Xuxa
Boneca da Xuxa |
Ganhei a minha primeira e única boneca da Xuxa da minha madrinha quando eu tinha 5 anos. Lembro dela até hoje, eu pouco brincava com ela, tinha muito cuidado. Quando estava cansada de brincar guardava a boneca na caixa. Não me recordo qual fim levou a pobrezinha, mas lembro de muitos detalhes, desde os brincos no formato de um X até as botinhas fashion.
2. Barbie
Barbie Hair |
A Barbie Hair foi lançada com o slogan "cada penteado é uma nova brincadeira".
Barbie e Ken o casal dos sonhos |
Em 1982, a Barbie chegou a Brasil e pôs fim ao reinado da boneca Susi, que fazia sucesso desde os anos 70. A loira norte-americana (foto acima), conquistou nossos lares e as garotas com outros brinquedos que levavam a cara da loirinha mais desejada pelas meninas.
3. Playmobil
Criada por Hans Beck (1929-2009) em 1974 |
A linha de brinquedos passou a ser vendida mundialmente a partir de 1975. São bonecos com partes do corpo móveis e uma série de objetos como: veículos, animais e outras coisas as quais esses bonecos irão se integrando pra compor uma série de cenários, dentro de uma temática específica.
4. Fofão
Boneco Fofão |
Eu tinha medo dele. E embora a minha mãe me dissesse que ele era legal, que as coisas que inventavam ao seu respeito eram mentira eu não gostava. Talvez fosse uma implicância boba de minha parte, mas eu não gostava e pronto!
5. Pogobol
Brinquei de mais com o Pogobol hoje chamado de Go Go Ball |
Era muito engraçado. E ainda é comercializado. Você põe cada pé em um lado do disco, se equilibra em pé, tenta pular e cai no chão.
6. Galinha Maggi
Galinha Maggi |
Ela era brinde de supermercado. Você estufava a galinha com bolinhas de plástico que simulava os ovos e depois apertava a galinha para que ela botasse os ovinhos enquanto levantava as asas. Lindinho! Eu amei quando ganhei uma, criança fica feliz com tudo. Pelo menos na minha época era assim, até um adesivo que eu ganhava guardava com todo carinho.
7. Pirocóptero
Palito de pirulito que voa |
O palito de pirulito que voava com a ajuda de uma hélice. A brincadeira só terminava quando após decolar o brinquedo era levado pelo vento.
8. Engradado de Coca-Cola
Miniaturas de Coca-Cola |
Os famosos brindes da Coca-Cola, você juntava uma quantidade "x" de tampinhas de Coca e trocava por estes engradados de mini Coca-Cola. Na casa da minha avó ainda tem essas garrafinhas. Na época minha mãe dizia que tinha veneno dentro. Acho que ela tinha medo que eu e meus primos abríssemos e tomássemos.
9. Cara Maluca
Tempo, emoção e agilidade |
Brincava de Cara Maluca com a minha vizinha e amiga. O jogo era dela e quando ia para a casa dela brincávamos até cansar. Você escolhe uma ficha ou é feito um sorteio com as caras e a que você pegar, tem que montar. O jogo era cronometrado e caso não montássemos o rosto tal como foi escolhido, as peças eram lançadas sobre a gente. Super bacana!
10. Mola Maluca
Eu tinha uma colorida |
Quem nunca brincou de Mola Maluca que atire a primeira pedra! Ela ia e voltava, podia ser usada como pulseira e era de fácil transporte. Quando descia os degraus das escadas, era uma festa. Por sorte, ainda são comercializadas.
Bom, estes foram alguns dos meus brinquedos de infância que encheram meus dias de graça. E os seus, quais foram? Faça a sua lista de Top 10 brinquedos. Pode ser de qualquer época, faça de acordo com suas lembranças. A minha teve como base inicial os brinquedos dos anos 80 por que nasci em 1987 e optei por tirar como exemplo o site que visitei. Então, gostou? Faça sua lista, divida conosco suas recordações.
Beijão e até o próximo post!