Alguém já comeu, tentou fazer, ou ainda comprou ou ganhou um pedaço de pudim de pão? Não, então você não vai resisti a esta receitinha caseira saborosa. Ela é um tanto mais trabalhosa que a receita tradicional do pudim, porém o resultado é bem diferente. O meu ficou muito parecido com bolo mole gelado. Aqui em casa, todos gostaram! Eu particularmente prefiro o pudim de leite em pó que também é uma delícia (prometo qualquer dia fazer de novo, fotografar e postar aqui). A receita abaixo foi de um site de culinária conhecido como Tudo Gostoso, mas fiz alguns acréscimos como vocês poderão conferir se clicarem no link grifado com o nome do site. Bom, a receita é a seguinte:
Ingredientes:
3 ovos inteiros
1 xícara e 1/2 de açúcar
2 colheres de maisena
2 pães tipo francês (dormidos, pode ser de um dia pro outro ou mais dias)
1 litro de leite
2 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo (para ajudar a engrossar um pouco)
Calda:
8 colheres (sopa) de açúcar
8 colheres de água
Modo de preparo:
- Bata todos os ingredientes no liquidificador. Nem tudo vai caber no liquidificador, portanto é interessante que você divida os ingredientes, batendo por cerca de 5 minutos cada parte.
- Feito isso, reserve. Em uma panela junte as 8 colheres de açúcar e água e mecha de vez em quando. Observe a caramelização. Não deixe dourar muito para evitar que a cala queime.
- Unte uma forma com manteiga e depois espalhe farinha de trigo (isso facilita muito na hora da remoção) e coloque a calda ainda quente antes que ela endureça.
- Acrescente a massa do pudim batida que estava reservada sobre a calda e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 1hora e meia (se você colocar entre 220-260ºC).
Obs.: Eu coloquei para assar no forno entre 180-220ºC, isso me custou quase 3 horas de espera.
Quer saber como ficou? |
Ai está meu pudim |
Gostaram? |
Depois de pronto, o pudim demorou a desinformar. Coloquei na geladeira e só desinformei no dia seguinte com a ajuda de uma faca de ponta. A calda ficou bem caramelizada, mas só na cor porque na hora da prova a calda estava ralinha, ralinha.
E você? Vai tentar fazer, provar, ou comprar o pudim de pão? Se fizer ou comprar, ou ainda provar na casa de algum amigo e colega, registre e comente. Estou aguardando seu paladar me dizer o que achou certo?
Beijão